O QUE É AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL ?
A automação industrial consiste na otimização dos processos industriais por meio de sistemas automatizados. De modo geral, é uma forma de aumentar a produtividade, melhorar as condições de trabalho e simplificar algumas operações.
Os processos automatizados facilitam a distribuição das tarefas e possibilitam um aumento na segurança, devido à eliminação ou simplificação de serviços considerados perigosos.
Pensando em algumas ferramentas proporcionadas pela automação industrial, separamos este conteúdo com a finalidade de explicar suas principais funções e mostrar como ela beneficia a indústria. Confira!
Entenda o objetivo da automação industrial
Sabendo que o foco dessa modificação é modernizar os processos da indústria, assim como torná-los mais eficientes sem abrir mão da qualidade conforme for aumentando a quantidade de produtos, é preciso aderir às mudanças.
Para isso, alguns processos humanos são substituídos, parcial ou completamente, por um conjunto de elementos tecnológicos, mantendo a segurança dos funcionários e levando em consideração possíveis dificuldades.
Além da mudança de processos já existentes e feitos por pessoas, certas melhorias que ocorrerem podem alterar toda a linha de produção e mudar a interação das pessoas com as máquinas.
Um grande exemplo disso é a implementação da placa de arduino no processo industrial. Ela foi desenvolvida para controlar qualquer equipamento sem precisar de cabos após ser programada, possibilitando a continuidade do serviço de certos aparelhos.
Conheça as vantagens da automação industrial
A automação industrial permite um grande crescimento para todo o segmento. As indústrias utilizam aparelhos geradores de energia que, cada vez mais, exigem máquinas e sistemas automatizados para que sejam controlados.
Para a realização dessas atividades existem aparelhos específicos. O servomotor, por exemplo, é uma máquina desenvolvida para realizar um movimento previamente programado sem precisar de um controle manual.
E se antes todos os processos dependiam da junção de vários processos diferentes administrados separadamente, com a automação industrial é possível controlar os sistemas simultaneamente, dividindo-os em duas partes. São elas:
Controle
O controle lida com a programação do sistema. O grande volume de dados que precisam ser administrados ao mesmo tempo passou a ser um processo mais simples com a automação industrial, por meio de softwares específicos para isso.
O controle é considerado o cérebro de toda a operação industrial que, além de cuidar de todas as máquinas, possibilita a administração de tudo ao mesmo tempo, analisando todo o fluxo de dados.
Operacional
Na automação industrial, a parte operacional é a responsável pelos sistemas que atuam diretamente nos processos, unindo todos os elementos que fazem com que todas as máquinas se movam.
Ou seja, essa parte é composta por motores, cilindros, acionadores, compressores, válvulas, pistões, sensores e etc.
Automação industrial nos dias de hoje
Não podemos falar de automação industrial sem mencionar a era que vivemos atualmente; a quarta revolução industrial chamada de indústria 4.0.