SISTEMA DE FILTRAGEM DE ÓLEO

image

Óleo Hidráulico 

È responsável por lubrificar e dar força aos movimentos das peças internas. Por isso, é tão importante apostar em ações de manutenção preditiva para garantir a integridade do sistema de óleo por mais tempo.

 Principal Falha 

Óleo contaminado é sinônimo de mais paradas dos equipamentos, comprometimento da vida útil, aumento de gastos com manutenções não planejadas e reposição de novos equipamentos e fluidos.
Água, ar e partículas são algumas das principais fontes contaminadoras de sistemas de óleo hidráulico . A contaminação por sedimentos ou partículas pode ser causada por vedações gastas e outras aberturas inadequadas que permitem a entrada de sujeira, areia, pedaços de borracha de componentes, sedimentos de metal etc. A contaminação por partículas também se dá internamente, quando as superfícies dos equipamentos reagem com sedimentos e produtos químicos. Desgastes diversos e interferências no funcionamento são alguns danos causados pela contaminação por partículas

Á Solução

Para evitar as falhas e os desgastes prematuros do maquinário é investir em filtragem de óleo hidráulico. Nessa técnica, o óleo passa por um conjunto de filtros até que as partículas de contaminação sejam eliminadas. A filtragem é indicada até mesmo para óleos novos, pois é comum que já venham contaminados da fábrica.

Um sistema hidráulico contaminado pode apresentar falhas em bombas e válvulas, perder a eficiência por fugas internas, desgastar prematuramente o equipamento e demandar excesso de troca de óleo.

Contador de partícula

Usado para a medição de contaminação por partículas sólidas em sistemas hidráulicos e de lubrificação.

·         Avaliação e armazenamento de dados de medição

·         Classes de pureza conforme ISO 4406, SAE 4059 e NAS 1638 zImpressora com capacidade gráfica integrada

·         Interface RS232 ou RS485 para a emissão de dados

·         De fácil manuseio

 

Elementos  Filtrantes

 Como „núcleo“ de um filtro, os elementos filtrantes instalados no recipiente de um filtro assumem efetivamente o trabalho de filtração e/ou desidratação. Consistem de várias camadas filtrantes e de apoio plissadas em forma de estrela e colocadas em forma de cilindro ao redor ou dentro de um tubo de apoio estabilizador. Este cilindro é fechado com as tampas terminais. Dependendo do tipo de filtro o fluxo passa pelo elemento filtrante de fora para dentro ou de dentro para fora. Dependendo do material filtrante o pacote de filtro é envolto por uma capa externa de plástico adicional (revestimento externo).

Unidade de Filtragem 

·   Filtrar partículas e/ou água para abastecimento de reservatório com óleo novo. v Reciclar e filtrar o óleo durante a partida do equipamento, quando a contaminação é frequentemente alta.

·         Reciclar e filtrar óleo como um sistema off-line onde a capacidade de filtragem do sistema é inadequada.

·         Esvaziar o tanque.

·          As unidades de filtragem FU5HB são ideais para plantas industriais porque possuem eficiência, alta capacidade e durabilidade.

 

Vantagens

·          · A Vida útil dos componentes e fluídos

·         · Reduz custo de manutenção

·         · Os intervalos de manutenção

·         · A disponibilidade do equipamento